sábado, 29 de dezembro de 2012

Descoberta: Museu Vivo da Fogaça

Também no verão deste ano, tive a felicidade de descobrir um espaço do mais sereno em que já estive e mesmo perto de onde cresci.

Em Sta Maria da Feira, Aveiro, há uma tradição de, anualmente, fazer a Festa das Fogaceiras. Esta festa tem a sua origem no voto feito a São Sebastião para afastar a peste da região. Como tributo, presenteiam o santo com a fogaça. A fogaça é um pão doce que simboliza o castelo de Sta Maria da Feira. Antes de ser levado ao forno, o topo é dividido em X, para que tenha as quatro torres do castelo simbolicamente representadas no cume deste pão.

Com o passar dos anos, a fogaça tornou-se bastante conhecida dos portugueses. Surge assim o Museu Vivo da Fogaça, em que "uma singular tradição com mais de 500 anos de história faz nascer um novo conceito. Museu Vivo da Fogaça é um espaço afectuosamente dedicado à fogaça, singular doce regional das terras de Santa Maria".

Fogaças à parte, que para ser sincera até nem gosto muito, o que eu adorei foi o espaço deste Museu. Ora quem lê pode pensar: qual é a piada de uma data de fogaças expostas? Ora aí está, é que não é mesmo nada disso. O Museu de que falo desenvolveu receitas baseando-se na fogaça e usando, maioritamente, a fogaça como base dos seus próprios doces. E é tudo tão pecaminosamente saboroso. Vale a pena ir a Santa Maria da Feira por diversas razões, esta é só mais uma.

Fiquem com imagens do espaço, que é.. lindo. Imaginem entrarem neste espaço enquanto toca Yann Tiersen e estarem sentados, embalados pela música, sem quaisquer preocupações por um momento enquanto degustam algo preparado pelos chefs que criam estas metamorfoses de um produto tão tradicional.
 
página: https://www.facebook.com/pages/Museu-Vivo-da-Foga%C3%A7a/258814850827373



Sem comentários:

Enviar um comentário